Você sabia que cerca de 51% da população brasileira é composta por mulheres? Além de serem a maioria no país, elas desempenham um papel vital na família, na educação, no mercado de trabalho, entre tantas outras áreas.
Para essas mulheres, que enfrentam mudanças e desafios constantes, cuidar da saúde é mais do que uma obrigação. É um ato de amor próprio e autocuidado.
Saúde da mulher no Brasil
Ao decorrer dos anos, as políticas de saúde voltadas para o público feminino se tornaram uma questão prioritária no país. Como resultado da mobilização das mulheres brasileiras por direitos e cidadania, no ano de 1983 o Ministério da Saúde desenvolveu o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), que tinha o intuito de reduzir a mortalidade e morbilidade da mulher, além de propor serviços às mulheres na perspectiva da saúde reprodutiva.
No ano de 2004 esse programa foi ressignificado, e passou a se chamar Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).
O objetivo principal da nova política é de integrar as mulheres tanto no meio social, quanto dar ênfase a outros aspectos da saúde, como por exemplo a prevenção e o tratamento do câncer de colo uterino e do câncer de mama, uma pauta muito mencionada durante este mês.
Outubro Rosa
Uma das principais problemáticas que atingem a saúde da mulher é o câncer de mama, e durante o mês de outubro, a campanha que conscientiza as pessoas a respeito dessa doença ganha ainda mais força e reconhecimento, promovendo o diagnóstico precoce e a prevenção.
O câncer de mama pode ser detectado em estágios iniciais em grande parte dos casos, o que aumenta significativamente o tratamento e as chances de cura. Por conta disso, é importante que as mulheres estejam atentas a qualquer alteração suspeita na região da mama, e o autoexame é o melhor aliado nessas horas.
Como o autoexame pode ser feito?
- Fique de frente para um espelho e observe a aparência dos seios, incluindo o contorno, a superfície e o bico dos seios.
- Levante os braços para verificar se há alguma alteração.
- Utilize a ponta dos dedos para verificar se existem nódulos ou alterações na região.
- Pressione os mamilos e verifique se há algum tipo de secreção irregular.
O autoexame pode (e deve) ser feito uma vez por mês, entre o 3º e o 5º dia após a menstruação. Mas além disso, essa detecção precoce também pode ser feita através da mamografia. Vale destacar que o autoexame não é um substituto da mamografia, mas sim um complemento. É importante que mulheres a partir dos 40 anos façam anualmente o exame clínico.
Saúde em primeiro lugar
Além dos cuidados preventivos a respeito do câncer de mama, outros cuidados físicos e mentais não devem ser deixados de lado quando o assunto é saúde.
As diferentes fases da vida causam um impacto direto no bem-estar e conforto da mulher, onde períodos e transições diferentes podem contribuir para o surgimento de doenças e complicações.
Por conta disso, é necessário dedicar um período do dia para a prática de atividades físicas, técnicas de relaxamento e visitas ao médico. Além disso, reservar um tempo para si e realizar atividades que você goste também são maneiras de priorizar a sua saúde, além de é claro, manter uma alimentação balanceada, dormir bem e estar com a hidratação em dia.
A Select reforça que todos esses cuidados sejam seguidos não somente no mês de outubro, mas durante o ano inteiro. Todo esse cuidado é bem-vindo e necessário para viver uma vida com mais qualidade e felicidade!