Você já ouviu falar em histórico familiar? Esse registro é uma ferramenta importante na hora de diversos profissionais de saúde entenderem melhor as informações a respeito de seus pacientes. A partir desse histórico é possível identificar padrões ou mudanças genéticas que aumentam o risco de um paciente em questão desenvolver determinada condição médica. O que isso quer dizer?
Basicamente, um histórico familiar é um registro de doenças e de outras condições que já afetaram algum membro da sua família, por exemplo, pais, irmãos, avós ou até mesmo tios.
Mas vale lembrar que possuir familiares que já apresentaram alguma patologia, não significa que você também terá essa mesma doença com 100% de certeza, mas sim que as chances de desenvolvê-la podem aumentar.
Além disso, o histórico familiar não se limita somente à genética e por isso algumas condições podem ser influenciadas por questões ambientais ou pelo seu próprio estilo de vida, como por exemplo a prática do tabagismo. Ele também nem sempre é totalmente preciso ou completo, pois muitos pacientes podem não ter o conhecimento do histórico médico dos seus parentes.
Uma vez que você possui conhecimento a respeito do seu histórico médico,você estará auxiliando também o profissional da saúde, que pode solicitar:
- Exames de rastreamentos mais frequentes: Por exemplo, mamografia ou colonoscopia.
- Testes regulares: Para pacientes que possuem familiares próximos com alguma condição, como diabetes.
- Mudanças no estilo de vida: Por exemplo a interrupção do tabagismo, alimentação saudável e rica em nutrientes ou práticas de exercícios físicos.
Também podemos citar medidas comuns de serem adotadas por pacientes que têm conhecimento a respeito do seu histórico familiar, e que possuem grande influência nos cuidados com a saúde. Quais são elas?
- Controle do peso
- Monitoramento da pressão arterial, glicose e colesterol
- Consumo moderado de bebidas alcoólicas
- Cuidados com a qualidade do sono
- Controle do estresse
Por fim, reforçamos que esse registro é essencial e fundamental para se prevenir ou ter um diagnóstico precoce de doenças. Não deixe de conhecer o seu histórico familiar!