Sua Segurança, Nosso Estilo

Não sabe o que é a Síndrome do Coração Partido? Nós te explicamos!

Conheça a síndrome do coração partido. Uma condição rara que afeta o músculo cardíaco.

A expressão “alguém partiu meu coração” é utilizada com muita frequência em casos de desilusões amorosas. Você sabia que essa dor emocional causada por um coração partido pode resultar em graves consequências para a sua saúde?

A Síndrome do Coração Partido, ou Cardiomiopatia de Takotsubo, é uma doença rara de origem psicológica, que provoca sintomas semelhantes aos de um infarto e que surge em períodos de muito estresse emocional, o que prejudica o funcionamento do músculo cardíaco. Esse excesso de adrenalina pode ser causado por situações relacionadas a términos de relacionamentos, perda de emprego, morte de um ente querido, diagnóstico de doenças graves ou até mesmo saber que acertou os números da mega-sena. A síndrome do coração partido possui uma duração de 7 a 30 dias e não deixa marcas permanentes no coração. Esteja atento aos cuidados que você pode ter.

Quais são os sintomas?

  • Desmaios e tonturas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Aperto no peito;
  • Cansaço excessivo ou dificuldade para dormir;
  • Sentimentos negativos ou pensamentos suicidas;
  • Perda de autoestima;
  • Falta de apetite.

Como prevenir?

Mesmo que não haja uma maneira de prevenção definitiva, a forma mais eficiente de evitar essa síndrome é através da prática regular de exercícios físicos. As atividades como caminhada, yoga e meditação são atividades que colaboram com o equilíbrio físico e emocional. Além disso, é necessário que você mantenha seus exames cardiológicos em dia e também não deixe de buscar suporte psicológico independente de um trauma ou momento de forte emoção.

Vale destacar também que a síndrome do coração partido é mais comum na terceira idade, principalmente em mulheres com mais de 50 anos. Para os casais que vivem juntos durante muitos anos, a perda de um parceiro pode ser algo difícil de lidar, muitos idosos não conseguem adotar a ideia de uma vida sem a pessoa amada e portanto estão mais suscetíveis a desenvolverem essa condição. Somada com outras doenças já existentes, essa síndrome pode ser um risco à vida e a falta de cuidado pode se tornar fatal.

O impacto da Covid-19 também foi um dos fatores que acentuou os casos da síndrome não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia nos mostra que todo o desgaste e estresse emocional durante a pandemia podem ser considerados fatores de gatilho para o possível desenvolvimento dessa doença, e a falta de cuidado com a saúde mental após esses anos 

Por mais que a cardiomiopatia de Takotsubo não tenha uma causa específica e os casos de óbito são raros, é importante não deixar de manter o cuidado. Ao apresentar sintomas como dor no peito, batimentos cardíacos irregulares ou cansaço extremo, procure especialistas que irão te auxiliar e prescrever medicamentos para regular a sua atividade cardíaca.

Compartilhe esse Post:

Posts Relacionados