Sua Segurança, Nosso Estilo

Doação de Sangue: Esteja Atento às Regras e Entenda como Funciona o Processo 

Ao fazer uma única doação de sangue você pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Esse ato de solidariedade pode desempenhar um papel de extrema importância para a sobrevivência ou melhora na saúde de alguém. Ao ser doador, você ajuda uma pessoa que está na espera de uma transfusão sanguínea, independente de sua idade ou gênero. Por conta da demanda constante e urgente de bolsas de sangue em hospitais e centros especializados, garantir que os estoques estejam sempre abastecidos nesses locais é um dos maiores objetivos da doação.

Requisitos

  1. Ter entre 16 e 69 anos (Menores de idade deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal e apresentar o formulário de autorização)
  2. Pesar no mínimo 50kg
  3. Estar em boas condições de saúde
  4. Ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas
  5. Estar bem alimentado (A refeição deve ser feita 3 horas antes da doação de sangue e devem ser evitados alimentos gordurosos)

Impedimentos temporários

  • Vacina contra gripe, cólera, tétano, coqueluche ou outros casos de vacinação feita com vírus e bactérias mortas causam 48 horas de impedimento;
  • Gravidez;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas da doação;
  • Sintomas de gripe ou resfriado: você deverá aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
  • Extração dentária: aguardar no mínimo 72 horas.
  • Vacina contra Covid-19: ocasiona o impedimento por 7 dias.

Impedimentos definitivos

  • Teve hepatite após os 11 anos;
  • Possui doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, entre outras;
  • Apresenta problemas graves no coração, pulmão, rins ou fígado;
  • Tem alguma doença auto-imune;
  • Já teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia;
  • Possui Mal de Parkinson;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Tem problemas com a coagulação de sangue.

Lembre-se que os motivos de impedimento podem mudar de acordo com o seu perfil. Se for a sua primeira vez como doador, fique tranquilo! Profissionais da saúde irão prestar o suporte necessário nas etapas da doação.

Etapas da doação

Antes do processo de doação, você será submetido a uma triagem para garantir a segurança do procedimento. Na primeira fase o profissional irá conferir a sua pressão arterial, peso, temperatura e sinais de anemia. Já na segunda fase, você passará por uma entrevista realizada por um médico ou enfermeiro para coletar dados importantes sobre seu estado clínico e comportamento sexual. Atenção! Durante essa entrevista é importante que você seja sincero e não omita informações que possam prejudicar o processo.

Após a coleta de sangue (aproximadamente 450ml) é importante se manter hidratado. Você receberá um lanche e deverá permanecer no hemocentro por no mínimo 15 minutos.

Após a doação é recomendado que não fume por no mínimo 2 horas, não pratique exercícios físicos e atividades de risco nas 12 horas após a doação ou também não retirar o curativo imediatamente.

Intervalos para doação

Mulheres: podem doar até 3 vezes em um período de 12 meses, com um intervalo de 90 dias entre elas.

Homens: podem doar até 4 vezes em um período de 12 meses, com um intervalo de 60 dias entre elas.

Agora que você conhece as regras para ser um Doador de Sangue e o funcionamento do processo, reforçamos a importância dessa ação de solidariedade para clínicas de hematologia e outros locais especializados, e principalmente para as pessoas que necessitam dessa ajuda. Em casos de necessidade, não existe um substituto para o sangue humano e a melhor maneira de suprir essa demanda é através da sua doação sanguínea.

Compartilhe esse Post:

Posts Relacionados

ATENÇÃO

Informamos que teremos uma manutenção programada em nossos sistema, à partir das 18:00hrs de hoje 20/06, poderá ficar indisponível o acesso.

Qualquer dúvida ou necessidade pode entrar em contato conosco através do nosso canal de atendimento oficial do Whatsapp clicando no botão abaixo.

Agradecemos a compreensão