Durante a campanha do Maio Vermelho, divulga-se a prevenção do câncer labial. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 foram registrados 15,1 mil casos no Brasil. Sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres.
O câncer labial se manifesta principalmente por meio de feridas que não cicatrizam, além de manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca, presença de nódulos no pescoço, rouquidão persistente sem causa aparente, dificuldade para mastigar ou engolir e sensação de algo preso na garganta.
As principais causas são a exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol (UV) sem proteção, uso de álcool e tabaco, infecção por HPV, idade (acima dos 40 anos), dieta pobre em nutrientes e histórico familiar da doença.
Em casos em que não há histórico familiar é possível prevenir o câncer com a adoção de práticas saudáveis. Sempre que for se expor ao sol, use protetor labial com FPS, evite o tabaco e o álcool, faça check-ups regulares com o dentista e mantenha uma boa higiene bucal.
A visita regular ao dentista possibilita o diagnóstico precoce, aumentando as chances de um tratamento bem sucedido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as chances de cura são de 80% quando o caso é tratado nos estágios iniciais.
Esse tratamento pode incluir a cirurgia de remoção do tumor, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, dependendo do estágio da doença, da saúde da pessoa e a localização do tumor.
O ideal é sempre prevenir!