A obesidade infantil atinge 13,2% das crianças entre 5 a 9 anos de idade no Brasil. A doença é causada devido aos maus hábitos alimentares e sedentarismo, resultando em um sobrepeso que prejudica o desenvolvimento da criança. Por isso, no dia 03 de junho, foi criada a data do Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil.
A obesidade é considerada quando o IMC da criança está acima de 30 kg/m² e quando os valores ultrapassam os 40 kg/m², já é considerada obesidade mórbida. Atualmente, fatores como a globalização incentiva os hábitos sedentários, favorecendo o surgimento da obesidade.
As consequências envolvem diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e a obesidade na vida adulta. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para um bom desenvolvimento, pois caso tenha chance de surgir qualquer problema, é possível diagnosticar precocemente e iniciar o tratamento.
A prevenção é feita com a adoção de práticas saudáveis que devem ser incentivadas pelos pais, responsáveis e pelas instituições como a escola que a criança frequenta. Adotar uma alimentação equilibrada, proporcionar brincadeiras saudáveis que estimulem o movimento do corpo e a saúde física e mental.