Imagine só, em uma segunda-feira você sai de casa em um lindo dia de sol, altas temperaturas e nenhuma nuvem no céu. No outro dia, você acorda com o clima nublado e frio. Pode parecer loucura, né? Mas essa mudança brusca nas temperaturas acontece em várias regiões do país.
Quando isso ocorre, nosso corpo pode não estar bem preparado para lidar com essa amplitude térmica, o que causa um impacto direto em nossa saúde.
Saiba como prevenir complicações causadas por essa mudança climática!
Uma vez que passamos por esse vai e vem na temperatura, nosso organismo passa pelo processo de termorregulação de forma mais intensa, que pode ser explicado como um trabalho extra realizado para manter uma harmonia interna. Porém, esse processo em conjunto com condições climáticas, pode causar a queda de imunidade alguns sintomas respiratórios bastante conhecidos: sinusite, rinite ou gripe.
Por isso, é importante que os cuidados simples do cotidiano sejam reforçados. Quais são eles? Manter uma alimentação equilibrada, beber água ao longo do dia para se manter hidratado, fazer o uso do protetor solar e estar com o ambiente ventilado.
Além disso..
Algumas doenças virais podem ser transmitidas com mais facilidade em algumas situações, como no caso das fumaças que se originam das queimadas e que se espalham pelo país. Portanto, nestes casos, relembrar as maneiras de prevenção contra essas doenças é o primeiro passo para garantir a sua qualidade de vida.
- Higienize as mãos frequentemente;
- Proteja a boca/nariz ao tossir e espirrar;
- Utilize o álcool em gel e máscaras;
- Aumente a ingestão de água.
Transforme o seu conhecimento em ação e adote esses passos para evitar doenças e outras complicações durante essas mudanças climáticas. Eles podem parecer simples e até mesmo óbvios, mas farão uma enorme diferença na sua saúde!