O coração é o responsável pela vida. A cada batimento, ele fornece oxigênio às células do corpo e transporta os nutrientes necessários ao nosso organismo.
No dia 29 de setembro, celebramos o Dia Mundial do Coração. Uma data marcada para reforçar a importância dos cuidados e hábitos saudáveis para a saúde cardiovascular.
Devido a sua importância vital, problemas no funcionamento do coração podem ocasionar em uma série de condições médicas que prejudicam a sua saúde, e por isso, cuidar da saúde do coração é fundamental. De que forma isso pode ser feito?
- Alimentação balanceada: recomendamos que você adote principalmente o consumo de vegetais verde-escuros, nozes, abacate ou aveia. Além disso, introduza na sua dieta os peixes e frutos do mar ricos em ômega-3.
- Atividades físicas: quando falamos em saúde do coração, os exercícios aeróbicos são os favoritos. Alguns exemplos são a caminhada, dança, natação ou corridas diárias. Destacamos também que a prática dessas atividades ajuda não somente na prevenção de doenças, mas também colabora para o controle e qualidade de vida de quem já possui um diagnóstico.
- Boa noite de sono: reduza o ritmo da sua respiração e relaxe, criando um ritmo lento para ajudar a acalmar o corpo e os batimentos cardíacos. Além disso, um banho morno antes de deitar também pode ajudar o sono a chegar mais rapidamente.
- Controle da pressão arterial: verifique a sua pressão toda vez que for ao médico. O adequado é que a pressão máxima não exceda os 120 mmHg e a mínima não esteja abaixo de 80 mmHg (o popular 12×8). Lembre-se que a partir dos 30 anos esse cuidado deve ser intensificado.
- Bem-estar e controle de emoções: em situações onde ocorre muita tensão emocional e estresse, há uma liberação de hormônios em grande quantidade, fazendo com que os batimentos cardíacos aumentem consideravelmente. Por isso, no dia-a-dia busque relaxar através de leituras, meditação ou até mesmo ouvindo uma música que goste.
Você sabia?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, pequenas doses diárias de vinho ajudam a fortalecer a saúde do coração e prevenir doenças. Isto porque o vinho é rico em antioxidantes e flavonóides, que estão presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas. Mas se atente à quantidade! É recomendado apenas 90ml de vinho tinto ou 125 de vinho branca, para os homens sendo duas doses diárias, e para as mulheres apenas uma dose.
Um coração saudável é a chave para uma vida tranquila e próspera, adote esses e outros hábitos para cuidar da sua saúde cardiovascular!