A campanha do Novembro Azul é dedicada à conscientização do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens. São registrados cerca de 72 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Geralmente, os pacientes só procuram ajuda quando aparecem os sintomas, porém, quando surgem os sinais a doença já está em estágio mais avançado e as chances de cura são menores. O ideal é prevenir e fazer exames regulares para iniciar o tratamento ainda nas fases iniciais.
Principais sintomas:
– Dificuldade ou demora para urinar;
– Cansaço;
– Sensação de que a bexiga não foi esvaziada completamente;
– Presença de sangue na urina;
– Dor nos ossos (em casos avançados).
Em geral, recomenda-se que os exames preventivos sejam feitos a partir dos 50 anos. Para a população de risco, ou seja, pessoas com histórico familiar, afrodescendentes e com sobrepeso devem iniciar os cuidados aos 45 anos de idade.
Os cuidados envolvem o exame de toque e o PSA (Antígeno Prostático Específico), detectado no exame de sangue simples. Além disso, outras medidas para a prevenção são básicas: ter uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada, manter o peso adequado, praticar exercícios físicos regulares e evitar o cigarro e álcool.
Novembro Azul
Inicialmente a campanha foi criada para dar ênfase ao câncer de próstata. Hoje, discute-se a saúde do homem de forma geral, considerando que a população masculina tem uma tendência menor a procurar acompanhamento médico.
Quais hábitos saudáveis você pratica na sua rotina?
				
															
