Sua Segurança, Nosso Estilo

Março Azul- Marinho e a conscientização do câncer colorretal

No terceiro mês do ano realizam-se campanhas de conscientização sobre o câncer colorretal, localizado no intestino grosso e reto. É o terceiro tipo mais comum nos homens, atingindo principalmente pessoas com mais de 50 anos. 

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que sejam notificados cerca de 41 mil novos casos por ano. Os fatores de risco são sedentarismo, alimentação pobre em fibras, sobrepeso, exposição à radiação, tabagismo e alcoolismo.  

É preciso estar sempre atento aos sinais do corpo. Uma alteração persistente pode significar que é hora de consultar um médico. No caso do câncer colorretal, os sintomas são: alteração do hábito intestinal; mudança do formato das fezes; sensação de nunca estar com o intestino vazio; sangramento nas fezes com sangue vermelho brilhante; fezes muito escuras ou pretas; cólicas ou dor abdominal persistente; fraqueza e fadiga; perda de peso e anemia.  

Apesar de alguns casos serem hereditários, é possível prevenir a doença adotando hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e ter uma boa alimentação.

As chances de cura são altas, principalmente se diagnosticado em estágio inicial. A cirurgia é o principal método utilizado,mas o médico pode indicar quimioterapia, radioterapia e tratamento medicamentoso, dependendo do caso.

Compartilhe esse Post:

Posts Relacionados