Um aliado indispensável na cozinha, o micro-ondas já faz parte da rotina de muita gente, e não é por menos! Com a praticidade e agilidade desse eletrodoméstico, o dia a dia de quem o utiliza passa a ser menos corrido e quem sabe até sobre um tempinho para aproveitar o descanso.
Contudo, muitas pessoas dizem que esquentar um alimento no micro-ondas pode afetar a sua saúde. Será que isso é verdade?
Pode ficar tranquilo! De acordo com a OMS, esse aparelho só apresenta riscos se usado incorretamente. Por isso, separamos algumas dicas para que você faça o melhor uso do eletrodoméstico em sua casa!
- Utilize recipientes próprios para o aparelho;
- Mantenha o micro-ondas limpo e não utilize produtos químicos;
- Não utilize recipientes de isopor;
- Confira se a porta está fechada adequadamente;
- Ajuste a potência conforme o uso;
- Deixe a porta do micro-ondas aberta durante alguns minutos depois de utilizado.
Mas por que seguir esses cuidados? Por mais que o micro-ondas não prejudique a sua saúde diretamente, o uso incorreto pode desencadear a perda de nutrientes, ou uma formação de substâncias tóxicas. Alguns estudos revelam que o preparo de legumes e verduras no micro-ondas podem perder parte do seu valor nutricional, porém, isso depende do tempo de cozimento, temperatura e outras condições que podem afetar o preparo.
Na hora de esquentar plástico também se deve ter cuidado. Em altas temperaturas, alguns tipos de plástico podem soltar substâncias que a longo prazo podem afetar hormônios ou nosso sistema metabólico. Por conta disso, é importante se atentar ao tipo de plástico utilizado e priorizar modelos próprios para o micro-ondas.
Destacamos que essa perda de nutrientes e liberação de substâncias tóxicas não se limitam ao uso do micro-ondas e podem ocorrer de várias formas. Por isso, você pode continuar utilizando o seu aparelho sem grandes preocupações! Seguindo as dicas desse blog, você está preparado para utilizar o micro-ondas adequadamente e apostar nas melhores receitas para uma alimentação saudável!