Para uma vida mais longa e feliz, os cuidados com a saúde são indispensáveis. Mas, mesmo que essa atenção deva ser prioridade, muitas pessoas ainda acreditam que ela pode ser deixada de lado. Essa situação é ainda mais comum quando falamos do público masculino, que não possui o hábito da realização de exames e muitas vezes são desatentos quanto aos sintomas.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algum sintoma. Por isso, durante este mês, damos espaço para o Novembro Azul, uma campanha que busca incentivar o público masculino a realizar seus exames preventivos e cuidar da sua saúde da melhor forma.
Novembro Azul: Origem e importância
A campanha surgiu na Austrália no ano de 2003, a partir de um pequeno grupo de amigos que decidiu iniciar um movimento: deixar crescer um bigode durante o mês de novembro, na intenção de chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina e conscientizar sobre o câncer de próstata. Aos poucos, a ação foi ganhando destaque e se tornou um marco nos cuidados com a saúde do homem mundialmente.
No Brasil, a campanha tomou força apenas em 2008, com a campanha “Um toque, um drible”, do instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Durante o mês de novembro, a SBU promove várias ações para mostrar a importância de fazer consultas anuais, ressaltando que o exame de toque é fundamental para detectar precocemente o câncer de próstata.
A cada ano, mais pessoas se juntam a esse movimento, e a ideia de fazer o exame de toque retal tem se tornado menos assustadora. Muitos homens ainda enfrentam barreiras como o tabu e o preconceito, o que os impede de visitar o médico com a frequência que deveriam. Essa falta de cuidado acaba resultando em diagnósticos tardios de doenças graves, que muitas vezes se desenvolvem sem apresentar sintomas.
Quando falamos na prevenção do câncer de próstata, ela pode ser feita de duas maneiras: a partir de exames regulares e adotando hábitos saudáveis. Por isso, é tão essencial que as consultas de rotina não sejam deixadas de lado por consequência do tabu. Vale lembrar que para cuidar da sua qualidade de vida, além do check-up também é necessário controlar o colesterol, a diabetes, a pressão arterial, se exercitar com regularidade e evitar o tabagismo.
Além de alertar sobre o câncer de próstata, essa campanha também convida os homens a se cuidarem melhor, tanto fisicamente quanto mentalmente. O Novembro Azul é um convite para que todos os homens reconheçam a importância do autocuidado e valorizem a própria saúde. Cuidar de si não é apenas um ato de prevenção, mas um gesto de amor-próprio, coragem e responsabilidade com o próprio futuro. Manter uma rotina de exames e consultar regularmente um médico são atitudes que ajudam a evitar problemas e a garantir mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Valorize a vida. Faça seu exame!