Sua Segurança, Nosso Estilo

Quando o Trabalho Consome: Saiba Como Prevenir o Burnout

Tratar da saúde mental já virou rotina em nosso cotidiano, afinal, o Brasil lidera o ranking como o país mais ansioso do mundo. Quando abordamos esse assunto, é importante lembrar que casos de ansiedade e até mesmo depressão podem afetar qualquer pessoa e se manifestar de diferentes formas.

Uma dessas formas ocorre por meio da Síndrome do Esgotamento Profissional, a famosa Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional causado pelo excesso de exaustão. É comum que esse esgotamento profissional ocorra após o indivíduo passar diversas vezes por situações de trabalho desgastantes, que requerem muita competitividade, responsabilidade ou apenas o excesso de pressão.

O acúmulo dessa pressão e ansiedade afetam diretamente a saúde emocional desses profissionais, ocasionando em uma depressão profunda e necessária de acompanhamento profissional.

Essa síndrome pode afetar qualquer pessoa, independente de sua profissão, idade ou gênero. E por isso, é importante estar atento aos sintomas e identificar a condição logo no início:

– Insônia
– Fadiga
– Cansaço físico e mental excessivo
– Negatividade constante
– Pressão alta
– Dores musculares
– Distúrbios respiratórios
– Lapsos de memória
– Perda de apetite

As profissões afetadas podem ser as mais diversas, já que essa condição irá depender propriamente das condições de trabalho em que os profissionais se encontram. Contudo, separamos alguns exemplos de profissões onde a pressão e o estresse podem ser maiores, confira:

– Policiais
– Advogados
– Jornalistas
– Bombeiros
– Atendentes de telemarketing
– Vendedores
– Professores

E como ocorre a prevenção contra a Síndrome de Burnout? É possível prevenir essa condição? Infelizmente, não existe um método padrão para evitar que um profissional desenvolva essa síndrome. Porém, considerando que essa condição está ligada diretamente à saúde mental durante o trabalho, ninguém melhor do que o próprio profissional para escolher como desempenhar suas atividades.

Veja algumas dicas essenciais que podem ser usadas para a prevenção do Burnout!

Converse sobre seus sentimentos, seja com amigos próximos ou profissionais especializados.

Quando não estiver trabalhando, se ocupe com atividades de lazer.

Aposte nas atividades físicas por ao menos 30 minutos por dia.

Inclua hábitos saudáveis na sua rotina.

Evite proximidade com pessoas negativas durante o expediente.

Tenha uma boa qualidade de sono e durma o período necessário para que sua mente e corpo se recuperem adequadamente.

E falando nisso, você sabia que a meditação também é uma excelente aliada para diminuir a ansiedade e o estresse? Aposte na técnica de relaxamento que for melhor para você e priorize a sua saúde mental!

Compartilhe esse Post:

Posts Relacionados