Manter uma boa higiene bucal, usar o protetor solar no dia a dia e evitar o consumo de bebidas alcóolicas são algumas das ações que podem prevenir vários tipos de doenças das quais você cresceu ouvindo falar. Contudo, esses atos de cuidado também podem te proteger de outras condições pouco repercutidas, uma delas é o câncer de cabeça e pescoço. Para te ajudar a compreender um pouco mais a respeito dos métodos de prevenção, a Select preparou uma matéria especial sobre o Julho Verde!
Campanha Julho Verde
No dia 27 de Julho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Para reforçar essa data e a importância da conscientização a respeito desses tumores, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) com apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde), criou a campanha do Julho Verde no ano de 2017.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação para o câncer que pode ocorrer na região da boca, garganta, tireóide, língua, faringe, fossas nasais ou até mesmo nas glândulas salivares.
Entre os principais fatores de risco, podemos citar:
Hábito de tabagismo (incluindo o cigarro comum, eletrônico e narguilé)
Infecção por HPV
Exposição à substâncias tóxicas
Má higiene bucal
Consumo excessivo de bebidas alcóolicas
Grande parte dos casos de câncer de cabeça e pescoço são descobertos já em estágio avançado, o que dificulta a busca pela cura e tratamento. No Brasil, essa doença é a quinta maior incidência entre a população, em sua maioria homens. Por conta disso, é importante estar atento aos sintomas e às formas de prevenção!
Sintomas:
Dificuldades para engolir;
Rouquidão ou mudança na voz;
Dor de cabeça ou ouvido;
Nódulos no pescoço;
Lesões com sangramento e cicatrização demorada;
Aftas e manchas brancas na boca.
Formas de prevenção:
Ter uma boa higiene bucal
Se vacinar contra o HPV
Não consumir bebidas alcoólicas em grande quantidade
Não fumar
Usar preservativo
Visitar um médico regularmente
Este tipo de câncer tem tratamento e cura, com chances de recuperação ainda maiores quando descoberto de forma precoce. Durante o tratamento será necessária a intervenção cirúrgica, com possibilidades de sessões de radioterapia ou quimioterapia. Isso irá depender da área afetada, estágio e gravidade do tumor, idade ou condições de saúde do paciente
Não deixe para depois e esteja atento a qualquer sintoma irregular, realize uma consulta com o seu médico e mais do que isso, compartilhe o conhecimento para cuidar da saúde de seus familiares e amigos!